sábado, 6 de dezembro de 2014

Voltar a viver???

Hoje uma garotinha de 10 anos, filha de uma amiga me perguntou: "Marcelo, como foi ficar surdo?" e após eu responder ela ainda questionou: "E depois que você voltou a ouvir, você voltou a viver?"Apesar de minha surdez ter sido descoberta apenas em 1995 quando tinha de 8 para 9 anos eu ainda me questiono o porque da minha surdez, porque EU? O que EU fiz para merecer isso? E essa pergunta pode sim ter muitas respostas, e para mim a mais aceitável é: "Um propósito". Mas deixando isso de lado, que agora não interessa mesmo. Eu paro para refletir como foi ficar surdo? Como foi ficar surdo Marcelo? Como foi ficar surdo? E essa pergunta que me martela a cabeça "Como foi ficar surdo???" Lembro que no segundo semestre de 1995 eu então na 3° série do ensino fundamental, até era um bom aluno, tá legal que minhas notas não eram das melhores mas... foi nesse ano que meu rendimento caiu, foi quando eu parei de prestar atenção nas aulas... Afinal minha audição estava em "queda livre" e eu era apenas uma criança. Uma criança com a vida toda pela frente, com muitos sonhos, planos e objetivos. E agora eu era uma criança que estava deixando de ouvir, sim! Como foi ficar surdo, me fez voltar ao passado e lembrar daquele final de ano de 1995. Quando ouvia várias piadinhas por não entender o que os amigos diziam, ou quando levava bronca de alguns adultos por acharem que eu estava fazendo graça e fingindo não ouvir. Como foi ter ficado surdo? Foi deixar de ouvir as musicas por qual eu era apaixonado, foi deixar de falar ao telefone, foi deixar de ouvir os sons do dia a dia, o cantar dos pássaros e muitos outros sons. Como foi ter ficado surdo? Para mim, uma criança de 9 anos, foi um choque de realidade, foi ver meu mundo desmoronar, e agora? Porque EU? Mas por sorte em pouco mais de 6 meses após ter confirmado a minha surdez profunda bilateral eu já estava usando um par de AASI (Aparelho de Amplificação Sonoro Individual) e foi através dele que eu continuei a viver, naquele ano de 1995 eu fui reprovado na escola, afinal, não consegui ter aprendido o suficiente. E no ano de 1996 eu já era um outro Marcelo, estava com os dois aparelhos e começando tudo de novo, não foi fácil, não foi escolha minha, mas eu estava lá. Sempre olhando para as pessoas que falavam comigo e focando muito na leitura labial. Apesar da dificuldade do dia a dia, eu me dava bem com tudo, me formei, comecei a trabalhar, tive amizades. Mas o que eu mais queria mesmo era ouvir melhor, e foi então em 2010 que eu comecei a pesquisar sobre o Implante Coclear. E em julho/2011 eu fiz a cirurgia, e respondendo a segunda pergunta vou além, eu já vivia, mas com o Implante Coclear eu tenho ainda mais gosto pela vida. O prazer de ouvir é enorme, ouvir as pessoas falando comigo, me chamando, ouvir sorrisos, passos, ouvir o cantar dos pássaros, o vento a cachoeira são emoções que não da para explicar. Para mim isso é uma felicidade enorme. Ouvir me faz muito mais feliz, muito mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário