quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Porque não?

Olá galera! Paz e bem!

Hoje de manhã recebi essa mensagem:

"Bom dia Marcelo! Sou ouvinte, não tenho nenhum parente surdo Mas muitos amigos surdos. Desde criança queria estudar LIBRAS.. Minha mãe não deixou... bem, há um ano estudo libras, tenho amigos surdos e não entendo porque eles não aceitam o IC. Bem, envio essa mensagem para parabeniza-lo por estimular e animar tantas pessoas a avançarem e acreditarem que ouvir também é muito bom e que poderão continuar a usar a Libras.. Quero muuuito ser interprete e ensinar crianças...contar historias em libras também. Um abraço e Deus te abençoe."

Bom, primeiramente fico muito feliz em trazer essa mensagem para o blog, e sabemos sim dessa duvida de aceitação. Bom, cada um de nós somos livres para fazermos nossas escolhas.
Há aqueles que nasceram surdo e cresceram assim, muitas vezes pode ser difícil aceitar entrar no mundo dos sons, afinal, já estão acostumados com o silêncio que qualquer barulho pode incomodar
Outros tem aquela vontade de ouvir, aquela curiosidade e acabam procurando pelo Implante Coclear ou então pelo AASI (Aparelho de Amplificação Sonoro Individual)
Há também aqueles que acreditam em boatos que podem vir a acontecer, mas acredito que para optar pelo Implante Coclear a pessoa vai ter o conhecimento e receber orientações da equipe médica

Sobre aprender LIBRAS eu acho maravilhoso, eu aprendi em 2003 e gosto muito (inclusive na faculdade eu tenho uma interprete de LIBRAS) também ajudo interpretar nas missas (um trabalho voluntário)
Acho que todos temos o direito de ouvir, acho isso tão gostoso, mas podemos valorizar também o silêncio, que através dele aprendemos outras coisas.

Sobre o fato de aprender LIBRAS, espero que siga em frente com esse sonho. Mas que todos saibam que existe hoje a tecnologia que podemos usar a nosso favor, como os aparelhos de audição e implantes cocleares. Enfim, cada um faz suas escolhas, mas o mais importante é a comunicação e "Implante Coclear e LIBRAS podem sim caminhar de mãos dadas"

Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário