quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Ditado e agora?


No dia 25/agosto estava na faculdade Unip e pela primeira vez tendo aula de Psicologia do consumidor como o professor Edu Fortes (Sou estudante de Propaganda e Marketing)Uma aula incrível, fantástica mesmo. Uma aula que me fez refletir e dar ainda mais a certeza que estou no curso certo.Como vocês sabem, apesar de estar implantado há 3 anos, ainda tenho uma certa dificuldade para compreender 100% (o que eu imagino que ainda seja impossível)Ontem após uma bela aula e explicação, eis que o professor começa o DITADO.Mas espera ai? DITADO??? Bom para minha sorte eu tenho uma interprete de LIBRAS na faculdade. SIM, EU AMO LIBRAS! Estudo em um curso onde os alunos são bastante participativos e que o FM não seria a solução para mim (sim, eu também usei o sistema FM na faculdade e não deu certo) no caso da LIBRAS a interprete me auxilia quando os alunos interagem com os professores, praticamente o tempo todo. (Orgulho de fazer PMK) e também quando tenho dificuldade de ouvir os professores.E ontem na hora do DITADO, eu pensei, LIBRAS não é o mesmo que PORTUGUÊS, e seu eu for olhar para a interpretação por melhor que ela seja, não vou conseguir escrever o DITADO ao mesmo tempo. Então querendo acreditar no meu potencial auditivo, eis que surgem a ideia de a interprete copiar o ditado numa folha e eu copio o que eu escuto na outra folha, dito e feito, fui escrevendo o que eu conseguia ouvir, e quando eu não entendia eu deixava um espaço. Não fiz leitura labial em nenhum momento, acreditei em mim e fui escrevendo o que eu conseguia ouvir (sim, eu estava sentado na frente) e após todo DITADO, pedi para minha interprete fazer a comparação. Consegui ouvir e compreender cerca de 95% apesar dos erros de terem palavras super parecidas e outras que eu não reconheço a pronuncia eu fiquei muito feliz mesmo.Vale lembrar que foi a primeira aula com aquele professor.Foi uma lição para mim mesmo e que isso possa servir de aprendizado para todos: ACREDITEM EM VOCÊ, TENTE, TENTE E TENTE DE NOVO. Ninguém alcança a perfeição, mas a gente só vai atingir o melhor se a gente acreditar e for atrás.Obrigado! 

Um comentário: